Blog

Tipos de fechadura – Quais escolher para cada ambiente

Olá amigos e amigas do blog, tudo bem com vocês? Eu sou o Raul da Chaveiro Zona Sul 24h! Nós já falamos aqui no blog sobre os tipos mais seguros de chave, porém, além da chave também precisamos aprender mais sobre os tipos de fechadura  e como escolher a melhor para cada porta.

A fechadura é a verdadeira responsável por garantir a segurança de uma porta. Ela é quem evita arrombamentos e é a principal parte do funcionamento da tranca. Além de uma porta de bom material, você também precisa optar por uma tranca que esteja de acordo com o uso.

Na hora de comprar uma fechadura, é preciso prestar atenção em três informações que devem sempre serem informadas pelos fabricantes: Tráfego, Segurança e Corrosão.

O tráfego está ligado á quantidade de vezes que uma fechadura deve ser usada. Esse é um importante indicador para fechaduras em locais com muito movimento. Trancas com baixa capacidade de tráfego em um local onde a porta é constantemente aberta e trancada vão quebrar mais rapidamente.

A corrosão, como o próprio nome já indica, é a capacidade do material em resistir a ação do tempo. Portas externas devem ter uma boa resistência à corrosão, assim como a porta do banheiro.

Já a segurança é o principal fator a ser considerado na maioria das trancas e é dividida em níveis leve, baixo, médio, alto ou máximo. Enquanto portas internas podem ser de nível leve, baixo e médio, as externas precisam sempre ser de nível alto ou máximo.

Perfis de segurança dos principais tipos de fechadura

As fechaduras também podem ser classificadas por perfil europeu e nacional. Existem algumas diferenças entre os dois, ambos com suas vantagens e desvantagens.

As fechaduras de perfil europeu geralmente são mais tecnológicas. Elas são feitas de material de alta resistência, com caixa de latão maciço e lingueta de aço. As fechaduras também contam com até 9 pontos de aço de travamento, todos acionados por uma única chave. Algumas apresentam fechadura eletrônica. Esses são modelos bem seguros e que podem ser usados em diferentes portas externas. A desvantagem desses tipos de fechadura fica por conta do preço de instalação que geralmente é bem mais alto.

Os modelos tradicionais não oferecem tanta resistência quanto os já citados. Eles possuem apenas uma trava e a lingueta, e a caixa e o cilindro são feitas de zamac, ou seja, são mais fáceis de serem arrombadas por força bruta. Eles também são mais fáceis de serem abertos com chave micha e outros métodos conhecidos. A vantagem desses modelos é o preço, que pode variar entre R$50,00 e R$100,00.

O importante é escolher a que combina mais com o seu estilo e com a sua necessidade.

Para qualquer tipo de chave ou fechadura, nós temos o melhor atendimento de Moema e toda a Zona Sul de São Paulo. Contamos com profissionais treinados para te ajudar! A Chaveiro Zona Sul 24h oferece serviços para qualquer emergência e a qualquer hora do dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *