Blog

Tipos de chaves: Principais modelos e as suas vantagens

Olá amigos do blog, tudo bem? Eu sou o Raul! Você provavelmente tem aquele chaveiro com diversas chaves para a casa, não é mesmo? Mas você conhece todos os tipos de chaves, seus usos e vantagens? Continue com a gente e descubra mais neste artigo!

Principais tipos de chaves

Conheça os tipos mais usados de chaves, suas principais funções e quais são as suas vantagens e desvantagens.

Chave Gorge

A chave gorge, ou gorja, é um dos tipos mais antigos de chave e o mais simples. Alguns modelos até possuem segredo, mas nada complexo. Esse tipo de fechadura é excelente para ambientes internos, como os banheiros e quartos.

Porém, a sua principal desvantagem fica por conta da falta de segurança. As fechaduras para esse tipo de chave podem ser facilmente abertas com ferramentas simples. Por isso a chave gorge não é mais usada para portas externas.

Chave yale

A chave yale é a mais comum e mais usada no mercado. Provavelmente as fechaduras da sua residência utilizam esse modelo de chave. Formada por diferentes dentes que se alinham com o segredo da fechadura, essa chave é bastante segura. Dificilmente uma fechadura para esse tipo de chave é aberta sem autorização.

Além da segurança essas chaves também são bem práticas, tanto para usar quanto para reproduzir cópias. Existe também as chaves yale com segredo duplo, que são ainda mais seguras e confiáveis.

Chave Tetra

Como o nome indica, essa chave possui quatro lados diferentes. Cada lado conta com um segredo diferente, isso aumenta consideravelmente a segurança dessas chaves. Geralmente esses modelos são usados em portas maiores e que precisam de bastante segurança. Alguns cofres e travas de pneu também usam as chaves tetra.

Chave multiponto

As chaves multiponto possuem o segredo gravado na superfície da chave e o seu sistema combina diversos pinos para realizar o destrave. Essas chaves podem chegar em até 12 pontos de travamento diferentes.

Essa é considerada como uma das mais seguras contra a ação de michas e outros tipos de ferramenta de abertura, como a gazua. Este tipo de chave é bastante usado em portas e portões de residências, escritórios e lojas.

Chave pantográfica

Com um alto nível de segurança, essas chaves possuem um segredo gravado na lateral. Geralmente elas são usadas em veículos e apresentam uma grande dificuldade de arrombamento e abertura indevida.

Chaves codificadas

Essas são as mais seguras entre todos os tipos de chaves e as mais práticas. Temos um artigo completo sobre elas!

Independentemente do tipo de chave que você utiliza, a Chaveiro Zona Sul 24h tem todo o conhecimento para garantir reparos, cópias e aberturas com agilidade e seriedade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *