Blog

Cópia de chave caseira: Como fazer e qual a utilidade?

Olá amigos e amigas, tudo bem? Aqui é o Raul e hoje temos mais uma dica relacionada a chaves e fechaduras para ajudar você no dia-a-dia. Hoje vamos responder a uma pergunta: É possível fazer uma cópia de chave caseira sem a necessidade do chaveiro? Ficou curioso para descobrir? Então vamos lá!

A resposta simples é: Sim, é possível fazer uma cópia de chave caseira. Porém, não é uma solução nada prática e que dificilmente você poderá fazer em situação de emergência. Mas ainda assim é uma dica interessante de se aprender, nunca se sabe quando isso fará a diferença, não é mesmo?

Como fazer uma cópia de chave caseira

Para fazer uma cópia em casa, sem a necessidade de equipamentos especiais ou até conhecimento técnico, você vai precisar de:

  • Uma cópia da chave
  • Vela ou isqueiro
  • Fita adesiva
  • Cartão de plástico (cartão de crédito ou outros do tipo)
  • Tesoura
  • Pinça ou pregador de roupas

O primeiro passo é usar a pinça ou o pregador para segurar a chave e passá-la no fogo da vela ou do isqueiro. A intenção não é esquentar a chave e sim deixa-la preta com a fuligem. Quando ela estiver bem “suja”, deixe esfriar em um local seguro.

Use um pedaço de fita adesiva e cole por cima da chave. Passe bem o dedo para garantir que ela está bem grudada. Retire a fita e note que o desenho da chave vai ficar bem definido na cola.

Prenda a fita no cartão de plástico e com a tesoura e muito cuidado, recorte o desenho da chave.

Agora você terá uma cópia exata, ou quase, da chave original e pode usá-la para abrir a fechadura. Para evitar que o plástico quebre e fique emperrado dentro da tranca, use uma chave de fenda ou um canivete para girar a tranca.

Na falta de um cartão de plástico, é possível usar um pedaço de alumínio.

Vale a pena fazer?

Em uma situação de emergência é possível usar essa técnica de algumas maneiras. Mas como é necessário a chave original para fazer a cópia caseira, essa solução não vai ajudar muito caso você perca ou esqueça a chave em algum lugar.

O melhor cenário para o uso de uma cópia de chave caseira é se ela for feita antecipadamente para ser usada em algum momento no futuro.

Qual é a melhor opção?

A melhor opção é sempre contar com um chaveiro para fazer uma cópia profissional e de qualidade.

Mas é domingo ou feriado, não tem chaveiro aberto! Como fazer? Basta escolher um chaveiro que está sempre pronto para te ajudar nessas situações. A Chaveiro Zona Sul 24h atua em Moema e região 24h por dia e todos os dias da semana.

Trabalhamos com chaves automotivas, cofres residenciais e comerciais e diversas outras trancas e chaves. Com a gente você nunca fica na mão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *