Blog

Como trocar uma fechadura residencial rapidamente

Olá amigos, tudo bem? Eu sou o Raul da Chaveiro Zona Sul 24h! Vocês se lembram de quando falamos sobre a importância de trocar as fechaduras assim que nos mudamos para uma nova casa? Pois bem, hoje vamos ensinar de forma geral como trocar uma fechadura!

Para essa tarefa você vai precisar de:

  • Jogo de fechadura
  • Chave Philips
  • Chave de fenda
  • Martelo
  • Chave Allen
  • Prego ou outro pedaço de ferro fino

Vale lembrar que dependendo do modelo de fechadura, os procedimentos podem ser bem diferentes. Porém, dá para ter uma ideia geral de como é feito o procedimento a partir deste guia rápido.

Como trocar uma fechadura

O primeiro passo para trocar uma fechadura é remover as maçanetas da porta. A grande maioria delas possui uma trava em um dos lados. Nas maçanetas comuns, essas travas são um pino encaixado bem próximo de onde fica a chave. Elas são bem fáceis de serem retiradas, basta usar um prego ou pedaço fino de ferro para empurrá-las para cima. Se estiver duro, dê batidas leves com o martelo.

Algumas maçanetas são destravadas com chave Allen, veja qual o modelo está instalado na sua porta antes de tentar realizar a desmontagem.

depois retire as maçanetas de ambos os lados. Um dos lados pode ser mais difícil, pois vai estar preso ao ferro que passa pelos dois lados da fechadura. Novamente, com o martelo, é só dar umas batidas para soltar esta parte. Porém, tenha muito cuidado, pois entortar esse componente pode inutilizar a maçaneta.

Remova todos os parafusos usando a chave Philips ou de fenda, dependendo do modelo da fechadura. Sem os parafusos é possível retirar todos os acabamentos e a testa da fechadura.

A última parte a ser retirada são os parafusos da testa (peça de acabamento que protege a lingueta e o trinco). A testa vai estar com uma leve pressão, por isso faça uma alavanca com a chave de fenda. Lembrando que ao retirar a testa, todo o miolo vai sair junto com a peça. O miolo é basicamente a fechadura que vai ser trocada.

Por fim, basta substituir esse “miolo” e refazer todos os processos de desmontagem passo-a-passo para que a fechadura volte a ter o funcionamento correto.

E pronto, a fechadura está trocada e as portas estão seguras. Caso você precise de ajuda para trocar uma fechadura na Zona Sul de São Paulo, conte com a Chaveiro Zona Sul 24h! Estamos sempre protos para te atender.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *