Blog

Chave quebrada dentro da fechadura – O que fazer?

Olá amigos e amigas, tudo bem? Aqui é o Raul da Chaveiro 24h Zona Sul! Um medo que muita gente tem quando está manuseando uma tranca é acabar com a chave quebrada dentro da fechadura. Só de pensar no trabalho que é para resolver, já dá uma verdadeira canseira.

Infelizmente esse é um problema que pode acabar acontecendo com quem tem trancas comuns. Com o tempo, a chave acaba enfraquecendo e quebra. Ás vezes a tranca pode estar enroscando e ao forçar, a chave quebra lá dentro.

Mas e aí, o que fazer com uma chave quebrada dentro da fechadura? Bom, essa não é uma tarefa muito fácil. Se você tiver acesso aos dois lados da porta, é possível resolver o problema com um pouco de paciência.

Porém, se tiver trancado de apenas um lado, vai ser necessário mais determinação e, na maioria das vezes, a ajuda de um chaveiro.

Chave quebrada dentro da fechadura – Possíveis soluções

Quando a chave quebra, a primeira coisa a fazer, independente de você ter acesso a um ou dois lados, é deixar a chave na posição vertical.

Se a chave quebrou virada, vai ser preciso virar para a posição original. Isso pode ser feito com um clipe de papel desenrolado ou qualquer outro objeto fino e resistente. É recomendável usar algum objeto de metal, já que outros materiais podem quebrar e dificultar a resolução do problema.

Com a chave virada, podemos tentar soluções para os dois cenários diferentes:

  • Trancado, com acesso aos dois lados da porta – O jeito mais fácil é tentar empurrar a chave pelo lado oposto. Use uma chave reserva ou um clipe de papel desenrolado para empurrar o pedaço quebrado. Basta enfiar o clipe no centro da tranca e o pedaço será empurrado para fora. Nem sempre funciona com uma chave reserva, isso vai depender do modelo da tranca.
  • Com acesso a apenas um lado da porta – Neste caso será necessário contar com a sorte. Para conseguir puxar a chave quebrada para fora, é preciso ter um alicate com ponta bem fina, ou então uma pinça ou alicate de unha. Nesse caso será preciso ter bastante paciência.

Para as portas das casas, há a opção de desmontar a tranca através do parafuso central. Mas é necessário um pouco de conhecimento e que a porta esteja destrancada.

Infelizmente essas são as únicas opções. Caso elas não deem certo, o melhor a se fazer é chamar um chaveiro profissional.

Se você está na Zona Sul de São Paulo, pode contar com nosso atendimento 24h, sempre pronto para te salvar nessas situações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *